Username: Password:

Author Topic: Tired of my SD Custom8. Need something else on my SG  (Read 1396 times)

jangoux

• Junior Flyweight
  • *
Tired of my SD Custom8. Need something else on my SG
« on: March 08, 2009, 03:53:59 PM »
So, I am tired of my Custom 8 on my SG. Ive tried Custom 5 (too scooped), DImarzio SDs (unusable clean), Gibson stock PUs (harsh) and now i find the Custom 8 to have too much bass/low mids. I am about to try a bridge Rebel Yell i bought for my other guitar on it, but i also need your opinions. I play on a variety of tunings (Drop C, Drop D and standard), play mostly modern rock (not metal, but heavy) and use a handbuild Rectifier-sounding-but-a-little-smoother amp. I also need AT LEAST usable clean sounds. What do you recommend ?

Thnanks
Ivan

Roobubba

• Welterweight
Re: Tired of my SD Custom8. Need something else on my SG
« Reply #1 on: March 08, 2009, 04:37:49 PM »
Either high output, something like a warpig (the AlNiCo warpig is very versatile!), or low output, something like Stormy Mondays or Mules. You should avoid medium output pickups in your SG! For what you've described, if you want to avoid boosting the signal prior to your amp, I'd go for a warpig.

Wait around for others here to chime in - they know more than I do and will correct me, I'm sure :)

Oh, and ask Tim!

Roo

HTH AMPS

• Middleweight
    • HTH AMPS
« Reply #2 on: March 08, 2009, 06:30:55 PM »
I think a Cold Sweat would be nice in an SG playing modern rawk.

jangoux

• Junior Flyweight
  • *
« Reply #3 on: March 08, 2009, 06:37:25 PM »
Thanks for the replies so far!

Why avoiding medium output pickups?

What would be the difference between the pups you guys  suggested ?

ericsabbath

• Welterweight
    • Colidium
« Reply #4 on: March 08, 2009, 06:41:57 PM »
também tive um Custom 8
funcionou legal na minha les paul, mas embolava um pouco
o Holy Diver tem um voicing bem similar, só que sem a sujeirada
mas com o Recto que eu tinha, não ficava legal
era meu captador preferido na Les Paul, porém não casou com a minha Gibson SG
cheguei a colocar o alnico 8 que era do Duncan no Holy Diver, e isso deixou um som mais seco e com mais volume e brilho, mas ainda não estou satisfeito como era com ele na Les Paul

no seu lugar (e no meu, futuramente heheh), eu colocaria um captador mais forte, apesar de vc querer melhorar o som clean
captadores fracos não casam tão bem com amps SLO/Recto como casam com Marshalls e Peaveys, na minha opinião
cerâmicos conseguem "se impor" melhor nesses amps

estou gostando MUITO do Cold Sweat na minha Les Paul, e hoje é meu captador favorito (já tive vários Duncan, Gibson, EMG e outros BK, tipo Miracle Man, Painkiller, e testei o Warpig em outra guitar relativamente similar também)
quando tiver uma grana sobrando, acho que vou pedir outro pra SG
tem um pouco mais de saída que o Holy Diver e que o Custom 8, médios menos cheios, porém bem mais crunchados (o que é importante pra se sentir a presença deles), mas com mais clareza nos graves e agudos
o clean é obviamente mais seco que um alnico "equivalente", mas ainda assim superior a muitos Duncan alnico e melhor que os outros BK cerâmicos
Riff Raff, Mules, Black Dog, VHII's, Cold Sweat

ericsabbath

• Welterweight
    • Colidium
« Reply #5 on: March 08, 2009, 06:50:36 PM »
Why avoiding medium output pickups?

What would be the difference between the pups you guys  suggested ?

Tim normalmente indica caps fracos ou extremos pra SG
eu discordava completamente disso, até tirar a prova
a impressão que tenho, é que o Holy Diver não é fraco o suficiente pra deixar o som "cru" da guitarra sair, e nem forte o suficiente pra se impor sobre o som dela
funcionava MUITO melhor na minha Les Paul e em outra que tive

o warpig lembra um pouco o voicing do holy diver e do custom 8, porém mais forte, "maior" e com médios mais comprimidos, com um "grind" meio stoner/sludge, mas sem comprometer a clareza
o que "não gostei" nele, é justamente o fato dele sempre dar essa pitada de Iommi no som, que eu gosto pra carai, mas não é o que eu toco nas minhas bandas

o cold sweat tem um voicing e saída meio termo entre duncan custom e distortion
lembra um pouco do crunch do gibson 500t que tive, mas sem aquela gordura e sujeira
é um captador relativamente "flat", de saída forte e um brilho presente, mas sem virar fizz ou aquela sujeira cerâmica seca
o grave é bem definido, mas menos tsecão que o painkiller, nem tão monstro como o miracle man
os médios não são scoopados, nem boostados, logo vão refletir bem o que vier da guitarra e só adicionar aquela crunchada orgânica, mas agressiva
Riff Raff, Mules, Black Dog, VHII's, Cold Sweat

jangoux

• Junior Flyweight
  • *
« Reply #6 on: March 08, 2009, 07:13:26 PM »
Eric, valeu pela grande resposta :)

Bem, a meu ver a grande bronca de captadores fracos com slo/recto é que a maioria nao tem muitos medios. Tipo o 59...vem uma porrada de grave, e o amp comeca a embolar mesmo. No meu C8, a bronca é que ele TEM medios, mas no lugar errado. Ele nao cruncha, parece sempre apagado e indefinido. Meu amp com a caixa oversized ja e meio scooped, imagina assim entao eheh

Eu queria evitar ceramicos, minha experiencia com ceramicos nao foi muito boa. Ate ja discuti isso com o Tim em um email que mandei a tempos quando precisava de um captador para minha Cort. Sempre achei eles muito ´duros´, até mais duros que o 81 que ta na minha Cort agora.

A descricao do Cold Sweat que voce fez parece bem interessante. Ele e ceramico ou A5?

Roobubba

• Welterweight
« Reply #7 on: March 08, 2009, 10:14:31 PM »
To be brutally honest, that was not in any way helpful, Eric. The point of the forum is not only to help the original poster, but also others who have a similar question. Arguably, the majority of those people are English speaking (whether as a first or later language), besides, the rest of the forum is in English in any case.

Please would you translate your responses for anyone else interested in the answers to the questions posed above?

Roo